O impacto dos escritórios nos custos corporativos – Parte II

PARTE II: O Alinhamento Com as Expectativas do Cliente Acreditamos que um novo projeto de arquitetura visa em sua concepção […]

PARTE II: O Alinhamento Com as Expectativas do Cliente

Acreditamos que um novo projeto de arquitetura visa em sua concepção básica, o entendimento das necessidades atuais e futuras do cliente e as soluções referentes ao patrimônio e a transposição dessas para um novo empreendimento, quando necessário. Mas muitos se perguntam…quando é necessário mudar ou reformar?

Não é difícil encontrar situações onde as empresas tem uma percepção física parcial de suas dificuldades no tocante a sua produtividade real. Tanto é que, nestes casos, observa-se uma acomodação, ao longo do tempo, das disponibilidades e performance de suas instalações e a falta de um facilities management com registros históricos bem estruturado de análise de custos e ocorrências. 

Por não ser – a administração de facilities – o foco principal de sua atividade, muitas as empresas possuem apenas dados básicos, tais como: Despesas de locação, condomínio e impostos. Nada de estranho até aqui, uma vez que, como já citado, o core business é outro.

Na maioria das vezes não são avaliados e equalizados dados fundamentais para que se analise as reais condições de operação das instalações corporativas. Apenas como exemplo indicamos a seguir uma pequena parte do universo a ser estudado a fim de se chegar a um diagnóstico que possa nortear as decisões estratégicas de uma empresa quanto a performance de suas instalações

  • Elevados coeficientes de perda de área útil nos prédios mais antigos ou naqueles cuja planta são incompatíveis com a utilização atual.
  • Custos em deslocamentos externos de funcionários quando os escritórios são descentralizados, principalmente o custo das horas e da quebra de produtividade;
  • Custos em deslocamentos internos de funcionários principalmente os verticais (elevadores) e os “caminhos de rato”. Fluxos inadequados;
  • Quebra de produtividade por não dispor de sistema adequado de ar condicionado;
  • Quebra de produtividade por não dispor de ambientes de escritório tratados de forma adequada no que se refere ao projeto de arquitetura de interiores – Iluminação, ruídos, cores etc;
  • Layouts inadequados nos ambientes causando constantes despesas com adaptações e desperdiçando sinergia;
  • Quebra de produtividade por falha na ergonomia do mobiliário ou pela má distribuição na estação de trabalho e sua infra-estrutura;
  • Despesas elevadas de consumo devido à obsolescência de equipamentos uma vez que a performance dos equipamentos e sistemas é fortemente afetada pela idade tecnológica de sua solução;
  • Custos decorrentes de baixa performance nos sistemas de redes de dados e comunicações ou das barreiras físicas impostas por imóveis inadequados na implantação de novas tecnologias;

IMPORTANTE: A Easy possui ferramentas e serviços que nos permitem avaliar, com alto grau de exatidão, o desempenho das instalações empresariais, independente de seu porte ou metragem. Este trabalho, obviamente, começa antes do desenvolvimento do projeto (e de seus desenhos) e é fundamental para indicar os melhores caminhos a serem seguidos e por isso mesmo interfere de forma favorável em dois itens vitais para qualquer empresa: Prazos e custos. Afinal uma de nossas tarefas mais importantes é dar o devido suporte ao cliente e assim ajudá-lo a tomar decisões embasadas em números e programas reais.