08/08/2022

Novo Escritório: Mudar para melhor pode ser mais fácil e econômico do que se imagina

Veja a seguir o método de trabalho da Easy que transforma todo o ciclo de atividades envolvidas na reforma – ou implantação de um novo ambiente de trabalho – em um processo lógico, transparente e que permite aliar o desenvolvimento de soluções criativas e personalizadas, ao cumprimento das metas de prazo e orçamento.

O atual momento vivido pelo mercado imobiliário, mais especificamente o de escritórios é convidativo e está cheio de oportunidades (nas áreas de offices e corporate). Existe hoje na cidade de São Paulo (em outras grandes capitais) uma boa oferta de novos espaços corporativos, o que favorece um movimento que batizamos de “dança das cadeiras”. Isto é, as empresas se motivam a trocar de endereço em função da oportunidade de aliar a racionalização de suas despesas (condominiais e administrativas) aos ganhos resultantes da ocupação de escritórios mais nobres além de agregar valor à sua imagem corporativa.

Porém sempre que se fala em mudanças é comum que se deixe os medos, dúvidas e por que não dizer, preconceitos, exercerem uma força paralisante que muitas vezes faz com que as empresas tomem a decisões que, com o tempo, se mostram equivocadas e antieconômicas. Quando falamos em mudanças no espaço físico dos escritórios os principais focos de resistências e dúvidas são:

Por que mudar se eu não estou gastando muito em meu atual endereço? O fit out não vai sair mais caro? Como não estourar o budget? O arquiteto e a construtora irão entregar a obra corporativa no prazo? Será que vou me perder em meio a todos os fornecedores envolvidos no processo? A obra vai ser executada de acordo com que esperamos?

Veja a seguir o método de trabalho da Easy que transforma todo o ciclo de atividades envolvidas na reforma – ou implantação de um novo ambiente de trabalho – em um processo lógico, transparente e que permite aliar o desenvolvimento de soluções criativas e personalizadas, ao cumprimento das metas de prazo e orçamento.

Análise Financeira (Etapa opcional)

Este trabalho tem como objetivo encontrar soluções para os desperdícios e/ou ineficiências encontradas no(s) escritório(s) do cliente visando identificar oportunidades para a melhoria do consumo de energia, desempenho do edifício, utilização de sistemas, facilidade na implantação de novas tecnologias, necessidades estas fundamentais para a redução dos custos condominiais e de manutenção.

Produto:  Relatório com as conclusões obtidas para cada aspecto analisado e as diretrizes a serem adotadas com relação às instalações

Levantamento

Nesta etapa do projeto será feito o levantamento das informações e dados que caracterizam o programa de necessidades do cliente, com o intuito de fornecer subsídios para o desenvolvimento do projeto, tais como: Mobiliário, volume de arquivamento e equipamentos. Será executado, ainda, um levantamento das condições atuais do imóvel a ser ocupado, tais como, levantamento métrico, infraestrutura predial e disponibilidades técnicas.

Produto: Situação atual e definição das necessidades

Estudos Iniciais / Test Fit

Com base no programa de necessidades e no potencial da edificação apresentados pelo cliente serão desenvolvidos os Estudos Preliminares quando serão alocados; as estações de trabalho, os sistemas de arquivo, equipamentos de TI e alternativas de acabamento. Será apresentado, também, o sistema de mobiliário (sob análise de compatibilização com o mobiliário existente), alternativas de acabamento e a composição dos itens que permitirão melhor funcionalidade e mobilidade ao projeto.

Produto: Alternativas de projeto e budget, sugestões de acabamentos e mobiliário

Projeto

A partir das definições da etapa anterior serão desenvolvidos; o estudo aprovado  bem como seu memorial descritivo.

O Layout executivo compreenderá os desenhos finais de distribuição do mobiliário e equipamentos necessários à exata interpretação do projeto, elaborados em número e escalas suficientes para perfeita execução da obra e preparação dos editais para as concorrências

Produto: Projeto final e concorrências para seleção de fornecedores e definição de cronograma e budget

Obra Corporativa e Gerenciamento

Este trabalho tem como objetivo realizar um programa, durante a execução das obras de interiores, que, em sintonia com o cliente, vise a obediência das diretrizes técnicas e estéticas do projeto de arquitetura de interiores, respeitando as condições de prazo e custo acordado, além da qualidade e padrões especificados no projeto.

Produto: Coordenação da obra e emissão de relatórios de controle para o cliente.

Entrega do Espaço Corporativo

Suporte técnico no momento da mudança, entrega de plantas, manuais do usuário, documentações. Plantão para ajuste finais

Produto: Profissionais para suportar a mudança, finalização formal do processo.